7 dicas de como estudar em casa
MeuFuturers de todo o Brasil, esse ano vai ser complicado, estranho e diferente. Com os casos de contaminações pelo Covid-19 aumentando rapidamente no Brasil e no mundo, é importante evitar o pior cenário.
O mais importante é cuidarmos da nossa saúde e da saúde dos nossos familiares e amigos amados. Com isso em mente, várias escolas e universidades suspenderam as aulas, suspensão que deve continuar por algum tempo.
Mas a vida não pode parar, certo? Por isso preparamos várias dicas de como conseguir estudar em casa. Afinal, o plano de estudos tá aí para ser seguido, não é mesmo? E daqui a pouco já chegou o Enem e todos os outros vestibulares, e nosso plano é ser aprovado!
1 - Prepare o seu ambiente de estudos
O maior segredo para conseguir se concentrar em casa é ter um ambiente de estudos organizado. Nós recomendamos uma mesa ampla e uma cadeira confortável. Prepare o seu ambiente de estudos e tire todas as coisas que você não vai usar de perto.
A gente sugere que você faça desse lugar o seu santuário sagrado dos estudos. Esse deve ser um local só para estudar, portanto nada de Whatsapp, insta e outras coisas que não tenham relação com os estudos. Usar esse local só para estudos vai ajudar a reforçar o hábito de estudar.
Esse ambiente precisa ser silencioso, assim você consegue se concentrar melhor (as bibliotecas têm essa regra por um motivo...).
Estudar na cama nunca vale a pena, pois você pode (e provavelmente vai) acabar caindo no sono.
2 - Mantenha uma rotina saudável de estudos
O nosso cérebro funciona como um elevador: ele tem uma capacidade máxima, um limite. O que eu quero dizer com isso? Que assim como nossos músculos ficam cansados após uma maratona, depois de estudar muito o nosso cérebro também fica cansado.
Nós recomendamos que você estude no máximo 8 horas por dia. Mais do que isso não vale a pena, pois a gente só está se cansando mais, absorvendo menos, e de quebra ainda estamos nos colocando em risco de ter um burnout [(não sabe o que é burnout? Clica aqui ].
3 - Faça intervalos
Você conhece o técnica do Pomodoro? De acordo com os neurocientistas que estudam a aprendizagem, o melhor para o seu cérebro é descansar por 5 minutos a cada 25 minutos de estudos. Baseado nisso, esses neurocientistas criaram o Pomodoro, que nada mais é que um timer (uma contagem regressiva) que apita depois de passados 25 minutos.
A ideia é que durante esses 25 minutos você deixe o seu celular em modo avião, não acesse nenhum site ou o Youtube e foca somente naquilo que você estiver estudando.
Depois, durante os 5 minutos de intervalo, você tá liberado para usar o celular, responder aquele inbox do crush ou stalkear aquela pessoa. Mas só por 5 minutos hein!! depois é pra colocar o celular de volta em modo avião e foco nos estudos!
Agora... sendo bem sinceros, a gente recomenda que você evite a internet durante esses intervalos, e que, ao invés disso, você caminhe um pouco. Procure esvaziar a mente e não pensar em nada.
Também não se esqueça de aproveitar esses intervalos para ir ao banheiro e tomar bastante água (minha meta pessoal é beber 1 litro de água logo pela manhã e outro a tarde).
4 - Deixe todo seu material de estudos organizado
Os primeiros Pomodoros desse período estudando em casa devem ser gastos na organização do seu material de estudos. Pode parecer perda de tempo, mas não é!
A organização evita que você perca tempo procurando materiais, organizando o local de estudo, ou que se sinta perdido na hora de escolher por quais matérias começar.
Além disso, essa organização alivia a sua mente do estresse de nunca saber onde as coisas estão. Tenha um local exclusivo para seus livros, canetas e cadernos. Ao terminar sua sessão de estudos devolva tudo aos seus lugares. O mesmo vale para suas anotações, não jogue tudo de qualquer jeito, seja no quarto ou nas folhas do caderno, senão você nunca vai encontrar o que estiver procurando.
5 - Trace metas diárias para seus estudos e conclua elas
Tem coisa pior do que ter um plano de estudos pronto, mas que no fundo você sabe que nunca vai conseguir completar? Você olha para aquele cronograma todos os dias e sente uma sensação de fracasso e desânimo. Isso acaba com a sua motivação para estudar.
Quando você avança, completando suas metas de estudo, você se sente motivado a continuar estudando cada vez mais e melhor. Portanto, separe um tempo para fazer um plano de estudos que faça sentido pra você e depois parta para a ação!
Se perceber que seu plano não está dando certo, altere ele o quanto antes! Evite que o tempo passe, pois isso só irá minar sua motivação. Lembre-se de que nada acontece da noite para o dia, e que você precisa seguir refazendo e aprimorando o seu plano de estudos.
6 - Evite as distrações que você tem em casa
Esse item é meio óbvio, mas bem difícil de obedecer. Quem nunca tentou estudar em casa e acabou maratonando uma série no Netflix? É, eu também já fiz isso...
Mas dessa vez é realmente diferente, e você provavelmente terá que aprender a estudar sozinho em casa mesmo, afinal essa “quarentena” deve durar mais tempo do que suas últimas temporadas passadas em casa. Então o que a gente recomenda é que você monte seu lugar sagrado de estudos e tire todas as distrações de perto.
O Playstation pode ir para uma gaveta, ele não vai reclamar. O celular pode ser colocado no modo avião. O Netflix pode esperar para quando você terminar as suas metas do dia.
A família também pode ser uma grande distração quando a gente tenta estudar em casa. Então converse com eles, explique sua nova rotina de estudos e diga a eles como podem te ajudar (levando um copo de água de vez em quando, mas principalmente respeitando o seu silêncio e o seu espaço de estudo).
7 - Musica como ferramenta de concentração
Olha, esse tema é bem polêmico, não vamos negar. Eu mesmo já tentei dar vários migués nos meus pais falando que dava para estudar escutando música, mas a verdade é que estudar com música pode atrapalhar bastante.
Não escute músicas que tenham letra (palavras), isso sequestra uma parte do nosso cérebro, deixando menos “memória RAM” para ele focar no que
realmente importa: os estudos!
Mas também existem tipos de música que são ótimas para estudar. Música clássica instrumental ou jazz instrumental, por exemplo, funcionam muito bem.
No Youtube você encontra vários vídeos com músicas feitas para estudar, experimente digitar “música para estudar” na busca do Youtube e seja feliz!
É isso minha gente. Esses meses serão meio complicados, então procurem manter a cabeça leve. Respirem fundo, sigam seus planos de estudos e tenham foco no vestibular. Daqui a pouco o Covid-19 já passou e chegou o Enem.
Foco nos estudos que essa vaga já é sua!
Comments
Post a Comment